sexta-feira, 31 de agosto de 2007

AGOSTO, MÊS DO DESGOSTO


Dizem que agosto é o mês do desgosto. Tem quem diga que é o mês do cachorro louco. Com certeza é o mês que a maioria das pessoas não gosta. O porquê, ao certo, ninguém sabe. Agosto não existia no calendário romano, julho também não. Foi em homenagem aos imperadores César Augusto e Julio César estes meses foram instituídos ao calendário Gregoriano.




A “lenda” do desgosto vem de muitos anos. Os romanos tinham aversão a este mês, pois era nele que a constelação de Leão no hemisfério norte ficava mais visível, como não sabiam de que se tratava, achavam que era um dragão que passava pelo céu e cuspia fogo como forma de maldição. Quanta imaginação.




Fantasias deixadas de lado, anos depois, as portuguesas teriam motivos de sobra para odiar agosto. Durante este período ninguém queria casar. Era o mês do azar. Na época as expedições saiam em busca de novas terras. Quem casava em agosto além de não ter lua de mel, poderia acabar viúva. O motivo ficou cravado, e por via das dúvidas, ainda dizem que casar no mês do Santo Agostinho é mau agouro.




Já dos argentinos, dizem que até hoje, por pura superstição, ficam sem lavar a cabeça durante estes 31 dias. Quem agüenta? Acho que isso é só intriga de brasileiro. Falando no Brasil, é bem em agosto, no dia 22, que se comemora o dia do Folclore, curupira, saci-pererê, e mula sem cabeça estão a solta! Seria por isso o motivo de tanta superstição e lenda?




O que é fato é que grandes catástrofes históricas aconteceram neste mês. O massacre de São Bartolomeu, a primeira e, por coincidência, a segunda guerra mundial iniciaram, a destruição de Hiroshima e Nagazaki, entre outros. No Brasil o desgosto vem na linha política, Getúlio suicidou-se (pelo menos assim conta a história), Jânio renunciou, e Juscelino morreu em um acidente de carro.




Desgraças a parte, estas acontecem no mundo a todo o momento, eu tenho outras teses para tanto desgosto. Deve ser por que, na maioria das vezes, não é nem frio nem calor. Chove pra caramba e começa a dar saudades do verão. Pode ser por que é um dos únicos meses do calendário gregoriano que não tem feriado. Além de tudo isso é o mês que se “comemora” o dia das sogras. Quanta infelicidade, qualquer um entra em depressão. Não é a toa que é o mês com maior índice de suicídios.




E não adianta comprar cruz, figa, santo de proteção, sal grosso, bater na madeira ou qualquer outro objeto de superstição que possa afastar as más energias. Esta energia negativa fixa na cabeça de quem quer acreditar. O que eu acredito mesmo é que a “lenda” surgiu quando alguém percebeu que agosto rima com desgosto. Mas na dúvida, é bom saber que acabou. Agosto agora só no ano que vem. Ufa.

Nenhum comentário: