sexta-feira, 31 de agosto de 2007

OPINIÃO

A infeliz decadência da MPB

A musica popular brasileira, tem uma importância cultural inegável para o nosso país. Além de ser relevante para demonstração da nossa identidade cultural, preserva na memória da história nomes e músicas que marcaram épocas. Essa manifestação cultural contribui para consolidar nossa maneira de agir, de falar, nossos hábitos e fazeres, em um conjunto que nunca irá terminar.

A MPB, em 1964 passou por um período delicado, de censura e muita repressão, revelando nomes de sucesso, como Chico Buarque, que faziam as chamadas “canções de protesto” e transmitiam suas mensagens de forma subliminar, críticas escondidas da censura, aversão ao governo e um música feita com a alma e com a emoção por um povo que necessitava de um desabafo.

A cultura em todos os seus âmbitos incluindo o musical, necessita estar ligada ao poder, a política e revelar a identidade social e cultural do povo que a produz. Depois da ditadura a indústria da música lançou grandes artistas, isso, é inegável. Mas parece que aos poucos a essência do “bom artista” ou melhor do “bom ouvinte” foi esquecida. E hoje qualquer coisa é chamada de música.

Tudo virou MPB. Passou a esquecer-se o poder, os problemas e as diferenças, e a tratar somente do amor feliz e do mal resolvido, como se a vida girasse apenas em torno deste sentimento. Há alguns anos entrou neste cenário a retalhação total da música brasileira, letras obscenas e sem sentido, sem conteúdo e sem emoção. É a cara do povo do Brasil, de maioria “analfabeta de espírito”, que consome essa indústria inútil e desenfreada.

A música está distorcida. É uma “atoladinha” aqui, a “éguinha pocotó” ali, e a “Renata ingrata” por todos os cantos do país. É a mídia de todos os lugares dando espaço a esta “vergonha cultural” que a música brasileira está se tornando. Deixe nossas crianças ouvirem e dançarem. Ouça. Ninguém sabe quando e como isso vai acabar. É a música brasileira, que assim como o poder e a política, tornou-se uma piada.

Um comentário:

Silvia Quevedo disse...

Olá querida
muito lindo seu blog, muito sentimental, gostei... mas creio que tem alguns textos ainda grandes e minha sugestão é colocar o texto mais legal (mês do desgosto) "acima" da "dobra" da tela. beijão, falamos, silvia